Pão de Cebola Caramelizada

Fonte da receita http://noblepig.com/ mas adaptada depois por mim

Um pãozinho tão bom mas tão bom e fofo que é impossivel parar de comer. Adorei e vou fazer muitas mais vezes este pão que fez aqui em casa um furor imenso e o cheirinho hummmm nem vos conto…

3 colheres de sopa de azeite
 2 cebolas médias, finamente picadas
1 / 4 chávena e mais 1 colher de chá de açúcar granulado

Sal q.b.
2 pacotes de levedura seca para pão
2 ovos grandes
6 colheres de sopa de manteiga derretida
500gr de farinha de trigo

Aqueça 2 colheres de azeite numa frigideira grande em fogo médio. Adicione a cebola bem picadinha, 1 colher de chá de açúcar e 1 / 2 colher de chá de sal e cozinhe, mexendo de vez em quando até dourar, 15 minutos.
Coloque na máquina de fazer pão 300ml de água quente e deite nela o fermento e deixe repousar até espumar, 4-5 minutos. Deite depois os ovos, 4 colheres de sopa de manteiga, o açúcar 1/4 de chávena e uma colher de chá meia de sal. Adicione a farinha e três quartos das cebolas refogadas e ligue a máquina no programa amassar 1.h e 30m.
Unte uma assadeira e com a massa formar bolinhas. Polvilhe com o resto das cebolas e folhas de salsa. Tape com pelicula aderente e deixe crescer em local aquecido até dobrar de volume, 30 a 40 minutos.
Aqueça o forno a 180º e pincele a massa com manteiga derretida e leve ao forno a cozer por 20m. (cubra com papel alumínio se estiver a alourar muito por cima). Retirar e deixar arrefecer por cinco minutos antes de servir.

Anúncios

37 thoughts on “Pão de Cebola Caramelizada

  1. Mariana, este pão ficou lindissimo, e de cebola me é curioso, adorva o realizar mas tenho receio aos garotos, porque a cebola não é nada com eles, confeço que estou muito tentada.

    Ficou lindissimo adorei a apresentação.

    beijinhos grandes

  2. hmmmmm está lindíssimo este pão – com ótimo aspeto como não podia deixar de ser 🙂 Tudo o que a Mariana faz tem um aspeto super bom e saí sempre bem.

    Não tenho por hábito fazer pão mas estou a começar a ficar tentada
    cont bom dia
    Paula

  3. Mariana, isto são mesmo receitas para a felicidade. Impossível não se sentir feliz com um pãozinho delicioso como este na mesa… Parece fácil de fazer. Achei a receita genial e há de fazer furor também cá em casa! Obrigada pela partilha. Beijinhos.

  4. Pois é… A minha querida amiguina nao gosta de Bucho… e em compensaçao posta um paozinho que é tudo de bão… assim torna dificil resistir a tanta iguaria 😀

    Adorei MAriana e vou experimentar!!!

    Beijocas

  5. Mari do céu que pão maravilhoso menina!!! Imagino sim o aroma que ficou por sua cozinha. A textura está um espetáculo, o sabor deve estar divinal. Adorei essa receita, e com certeza vou levar. Lindo ficou…beijinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s