Focaccia com Queijo de Cabra e Oregãos

Ai que bom que chegou mais uma sexta-feira meninas.
Hoje, vinda do Alentejo, vem a minha mãe passar uns dias aqui connosco e estou a morrer de saudades dela e os filhotes também.
Quero levá-la a dar uns passeios, a conhecer melhor o Porto e espero que o tempo ajude mas, sobretudo matar estas saudadinhas…
Deixo-vos com uma receitinha que espero vos agrade. Aqui em casa fez sucesso e ficou prometido fazer mais vezes.

250 ml de agua morna

4 colheres de azeite
2 colheres de açucar
2 colheres de sobremesa de sal
450 gr de farinha
1 pacote de levedura seca para pão
Azeitonas q.b descaroçadas (eu usei pretas e verdes com pimentão)
1 queijo fresco de cabra
Oregãos para polvilhar

Colocar na MFP os liquidos e depois o açucar, sal,  a farinha e o fermento e escolher o programa amassar (1h e 30m). Após esse tempo retire e deixe levedar mais um pouco  cobrindo a massa com um pano e sem receber correntes de ar, durante 1 hora.
Forrar a bandeja do forno con papel vegetal e em cima do papel, com a ponta dos dedos, estender a massa dando-lhe uma forma rectangular.
Pincelar a superficie com um pouco de azeite e distribuir por cima o queijo de cabra em rodelas, os oregãos e as azeitonas. Pressione de forma a ficarem bem enterrados na massa.

Aquecer o forno a 50º  e quando estiver quente apagar. Meter lá a  masa  e deixar a levedar por mais meia hora. Tirar o tabuleiro reservando num sitio quente e aquecer de novo o forno mas agora a 180º. Colocar de novo o tabuleiro quando o forno estiver quente e deixar a assar por 20m ou até que  a superfície fique dourada. Sirva a focaccia morninha.

Beijinhos e façam-me um pequeno favorzinho:
Sejam felizes e tenham um EXCELENTE FIM DE SEMANA!
44 thoughts on “Focaccia com Queijo de Cabra e Oregãos

  1. Olá Mariana;

    que bela Focaccia, mama mia!
    Ficou com um aspecto fantástico e acredito que bem deliciosa:)
    Como não posso comer qualquer queijo vou experimentar do queijo sem lactose para ver se fica assim como a tua.

    Aproveita bem a visita da mãezinha e tem um óptimo fim-de-semana:)
    Beijinhos da Formiguinha

  2. Sei o que é não ter família por perto e quando nos visitam é uma alegria! Pareço uma criança a contar os segundos, hehehehe
    Vai estar ótimo o tempo, aproveitem ao máximo …
    Gostei da sugestão está com aspeto delicioso
    Tudo de bom
    paula

  3. Mariana que bom vais ter a mamã a passar uns dias contigo, vai dar para matar as saudadinhas todas.

    Essa focaccia tem um aspecto delicioso, eu também aprovo 🙂

    Beijinho e bom fim de semana. Aproveita.

  4. Que linda que saiu a tua foccacia. E aposto que saborosa também! E claro que o tempo aqui pelo Porto vai estar óptimo e vai poder passear com a tua mãe. Também vou aproveitar para passear com a minha, e como vivemos na baixa, em 5 mins estamos em Sta Catarina. Talvez nos encontremos!
    Bom e solarengo fim de semana

  5. Mariana, que delicia de receitinha amiga, adorei!!!! tenho que experimentar, claro que a minha vai dar mais trabalho porque nao tenho MFP mas tudo se arranja… Amanha á noite é dia de petiscos e acho que este vai ser um deles!!!!

    Beijocas

    (andas zangadinha com a minha cozinha????)

  6. OLá!

    Que receita maravilhosa! Ando um pouco desaparecida, com coisas chatas para resolver e com a vida um bocadinho complicada, mas felizmente não é nada sem resolução!
    Mas passo aqui sempre que posso para ver estas receitinhas maravilhosas e dar-te um bjs!

    Bjs

  7. Mariana, a tua receita ficou 5*um beijinho.
    Que o tempo esteja mesmo maravilhoso para que a tua mãezinha possa ver tudo melhor e que coisa mais boa a gente ainda ter a nossa mãe a minha já partiu e eu tenho muitas saudades dela ainda hoje. Fica com Deus e sei muito feliz:))

  8. Mariana adorei sua focaccia, estou levando sua receita, e vou tentar fazê-la na mão mesmo, espero que dê certo. Ficou lindíssima e eu já estava atras de uma receita boa de focaccia. Qdo fizer lhe aviso amiga obrigada. Aproveite bem o colinho e cherinho da mamá, não existe colinho melhor. Bjos ótimo final de semana

  9. Minha querida Mariana. Só tu para me trazeres esta maravilha.
    Adoro!!!

    No passado dia 1 experimentei esta receita. Fiz uma pequena e uma maior, a maior com bacon, mozzarella fresca e azeitonas. A mais pequena sem mozzarella, só com bacon e azeitonas, porque a minha mãe não gosta de queijo.
    Foram as duas devoradas, literalmente. Foi colocar na mesa e desaparecer.

    Fantástico. Adoramos…

    Muito obrigado minha querida.
    Beijinhos e boa semana.
    Lola

Deixe uma Resposta

