Doce de Abóbora Chila (Gila)

Todos os anos por esta altura faço o doce de Chila ou Gila  como alguns dizem também. É um doce muito apreciado cá em casa e que é comido não só como compota ou doce mas também o coloco em 
 algumas tartes e recheios em bolos natalicios. Dai ser hoje a minha sugestão:
Espero que gostem e além disso nada tem de dificil.

1 abóbora chila
Igual peso em açúcar (da abóbora já cozida e escorrida)
1 casca de limão
1 pau de canela
Sal q.b.
250 ml de água

Partir a abóbora atirando-a ao chão e, com as mãos, separe a abóbora em vários pedaços.
Retire as sementes e os filamentos mais amarelos.  Lave bem os pedaços de abóbora  até esta deixar de deitar espuma. Coloque os pedaços de abóbora num recipiente com bastante água e com a casca virada para cima. Deixe a abóbora de molho de um dia para o outro.
No dia seguinte, coloque uma panela grande com água a ferver e tempere com sal.
Junte a abóbora e deixe cozer durante 40 minutos até ficar bem tenrinha e começar a separar-se da casca. Depois de cozida, retire e deixe arrefecer um pouco.
Com a ajuda de uma colher de pau ou de plástico, nunca metálica, raspe a abóbora para dentro de uma tigela. Coloque  num escorredor e deixe escorrer durante 30 minutos. (Depois de escorrido, pese, e o peso do açúcar será igual). Num tacho, leve ao lume o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão. Mexa e deixe ferver até atingir o ponto pérola.
Passado cerca de 8 minutos passe com a colher na calda, se começar a cair em gotas, está no ponto. Junte a abóbora de chila e sem parar de mexer, vá separando os fios.
Quando passar com uma colher no fundo do tacho e fizer uma estrada, está pronto. Apague o lume e, quando arrefecer guarde em frascos próprios.

 Fonte da receita: “Sabor Intenso”

Beijinhos e tenham uma optima semana!!
Anúncios

17 thoughts on “Doce de Abóbora Chila (Gila)

  1. É um doce que me agrada imenso mas sempre achei muito chato de se fazer, visto que não se pode utilizar facas para cortar a abóbora.
    Dou-te os meus parabéns pela perseverança e paciência de o fazer, o que mostras tem um aspecto mesmo fantástico!

    Beijinho.

  2. É um doce que gosto muito, mas se for caseiro. Por aqui não é facil encontrar a abóbora, mas sempre que vejo faço um docinho, afinal não é nada trabalhoso e o resultado compensa.
    Um beijinho

  3. Aqui não temos Gila querida amiga, e essa torradinha está a me dar água na boca. Ficou lindo e delicado esse doce. Mariana querida, por eu ter tido alguns probleminhas com um comentário que recebi em relação a postagem de hoje, queria te avisar que fiz ontem, 18/12 igualmente uma homenagem e votos de Feliz Natal aos amigos e amigas de outros países ta?. Bjos amiga. Boas Festas a vc seus familiares e ao Jimmy

  4. Mariana minha querida
    Andei sumida esse fim de ano dos blogs das pessoas queridas por excesso de trabalho, queira me desculpar.
    Tenho enorme prazer em tê-la como amiga, uma pessoa tão carinhosa e delicada que compartilha não só suas delícias como também parte de sua vida.
    Desejo a você e toda sua família (incluindo o Jimmy!!rsr) um fim de ano com muita paz, saúde e harmonia e que 2012 traga a vcs a realização de todos os seus sonhos!
    Um grande beijo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s