Sopa de Beldroegas à moda do meu Alentejo

Olá a todas BOM DIA!!
Hoje, como sugestão, trago-vos uma sopinha que me traz deliciosas lembranças da minha meninice quando a comia em casa da minha madrinha, em Estremoz.
No principio, confesso que lhe franzia o nariz mas depois aprendi a gostar e hoje trago-a aqui até ao meu blog.

1 Molho de Beldroegas
1 Pão Alentejano
2 batatas
1 tomate
1 cebola grande
2 dentes de alho
sal e azeite q.b
ovos q.b
1 queijo de Cabra (eu usei Palhais)

Comece por lavar bem as beldroegas e retirar depois as folhas, reserve.
Leve um tacho ao lume com o azeite e as cebolas cortadas finamente em quartos. Quando alourar e ficar translucida junte os alhos picados e mexa mais um pouco. De seguida junte os raminhos e folhas de beldroegas e deixe que amoleçam, mexendo de vez em quando. Adicione depois a batata cortada em cubinhos e o tomate cortado em pedaços e sem sementes. Por fim junte água o suficiente para os pratos que quer servir.Tape e deixe a sopa apurar, depois de rectificada de sal. Cinco minutos antes de apagar deite na água os ovos a escalfar.
Corte fatias de pão alentejano e coloque-as no prato de servir. Cubra o pão com a sopa e enfeite com rodelas de queijo cabra. Servir bem quentinha..

Beijinhos e espero que gostem da minha sugestão de hoje!

18 thoughts on “Sopa de Beldroegas à moda do meu Alentejo

  1. Mariana confesso de não sou grande apreciadora de sopa com muito entulho, como eu lhe custumo chamar 🙂 mas tem muito bom aspecto e não duvido que seja muito deliciosa 🙂

    Beijinho grande

  2. Já não como uma bela sopinha de beldroegas desde a minha infância quando a minha avó (que era do Alentejo) fazia. Que belas lembranças…
    Obrigada
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas

  3. Mariana, eu gosto de sopa de beldroegas e a tua tem um aspecto simplesmente fantastico, boa sugestao…

    Mas… nem sempre foi assim… nao imaginas o filme que eu a minha prima(dona da bimby) fizemos quando eramos adolescentes, porque a minha mamy e a mamy dela decidiram fazer sopa de beldroegas… eu ja nao tenho noçao do tempo, mas devemos ter estado á mesa de castigo cerca de 2horas… o tempo de comer 2 conchas de sopa eheheheheheh…

    E agora gosto imenso!!!

    Beijocas

  4. Olá Mariana!
    Como e bom recordar os aromas da nossa meninice
    passem os anos que passarem, mas a gente lembra sempre.
    As sopas Alentejanas são manjares… o pão o caldo
    e aquele ovo escalfado… é tudo uma delicia.
    Não sou Alentejana, mas sou de todo o lado.
    Um beijinho

  5. Mariana, te quedó fabulosa. es curioso como los platos que de niñas no nos hacian demasiada ilusión ahora, de más mayorcitas, nos encantan. Un besicos querida amiga.

Deixe uma Resposta

