Boleima de Maçã

Bom dia (apesar desta chuvinha) e espero encontrar-vos bem!
Já todas vós sabem das minhas raízes alentejanas, do meu amor pelo alentejo e das belas recordações que tenho de Portalegre pois foi ali que nasci, cresci e vivi até casar e ir para Lisboa. 
Hoje, vivo no Porto mas continuo a não me esquecer dos doces momentos da infância  e adolescência, as amigas, o colégio Diocesano, depois o liceu e as manhãs na fila da padaria à espera que chegassem as boleimas de maçã bem quentinhas (mesmo que isso implicasse chegar atrasada à escola). 
Por mais que faça e tente mil e uma receitas acho que nenhuma supera aquelas mas pronto aqui ficam as que até hoje, sinto serem as mais parecidas com as que comia na altura…
Adaptei e fiz uma junção da receita da amiga Sónia com a da Sandra (outra conterrânea), do Blogue Cozinha sem Avental e, depois de adaptada à bimby, aqui está ela, a dita e famosa boleima de maçã:


200 g leite
160 g óleo
100 g açúcar
500 g farinha sem fermento
3/4 maçãs 
Q.b. de canela e açúcar para polvilhar


Deitar no copo da bimby, o leite, o óleo, o açúcar e a farinha e programar 3 min. / vel. 3. Untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro de ir ao forno. 
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Tradicional
Mexer muito bem com as mãos todos os ingredientes e vai-se acrescentando mais farinha (se necessário), até tender.
Dividir a massa em duas partes e estender uma delas numa superfície enfarinhada, com a ajuda de um rolo. 

Colocar a massa estendida num tabuleiro rectangular bem untado e calcar com a ponta dos dedos de forma a ficar bem estendida e fina. Polvilhar, generosamente, com açúcar e canela. Cortar as maçãs em fatias finas e colocá-las sobre a massa. Polvilhar generosamente com açúcar e canela. Estender a restante massa e colocá-la por cima das maçãs. Calcar ligeiramente com a ponta dos dedos, polvilhar de novo com açúcar e canela e, ainda cru  cortar a massa aos quadrados (tipo doses individuais) e levar ao forno por cerca de 25/30 minutos, ou até ficar douradinha.

 Espero que gostem e façam e se experimentarem ainda quentinha hummm, vai desaparecer num instantinho.
Beijinhos e bom resto de semana!
25 thoughts on “Boleima de Maçã

  1. Mariana,
    Já tinha esta receita guardada para experimentar e agora abriste-me o apetite. Está linda a boleima. Achas que os 160 ml de óleo são indispensáveis? Dará para reduzir alguma coisa, sem comprometer a receita?
    Bjinhos

  2. Ficou linda e eu já comia um bocadinho. Ando ansiosa pelo dia em que também eu possa ter uma bimby, mas com esta crise não será para já, para depois fazer estas maravilhas que tens apresentado aqui no teu blog. Gosto muito de te seguir. bjito

  3. Ai, a minha perdição.
    Perco-me por receitinhas com maçã e canela e esta Boleima está-me a fazer crescer água na boca.
    Vou levar a receitinha, posso?
    Deste fim de semana não passa…;)
    Bjs.

  4. Amiga Mariana
    Não conhecia esta sobremesa, pelo menos com esse nome.Mas já adorei a maneira de fazer e os ingredientes. Que cheirinho delicioso deve ficar na casa da massa assando com as maçãs.Adorei para comer sempre com sol ou com chuva. Beijinhos da Gina

  5. Eu adoro 🙂
    Não sou Alentejana mas é das sobremesas que mais aprecio… talvez por levar maçã, não sei, ou então é mesmo pelo seu sabor fantástico 🙂
    E como não poderia deixar de ser, vou levar a receita pois acho que em breve vai sair boleima da minha cozinha lol

    Bjokas***

Deixe uma Resposta

