Sopa de Miúdos de Cabrito à moda de Portalegre

BOM DIA!
E quem das minhas queridas amigas não sabe já de onde sou? Pois claro, da bela cidade de Portalegre. Embora viva à oito anos aqui no grande Porto e antes tenha vivido em Lisboa, em Oeiras mais concretamente. Mas as minhas raízes vivem sempre comigo e não se espantem e nem fiquem chocadas se vos disser que esta sopinha me enche de felicidade…
Quem visitar aquela cidade do Alto Alentejo e entrar num restaurante típico, vai de certeza encontrar na sua ementa esta sopinha reconfortante. 
Aqui fica a minha receita, numa versão um pouco mais simples.





Miúdos de cabrito (eu só usei o fígado e o coração)

2 cebolas e 2 alhos picados
1 colher de sopa bem cheia, de tomate em polpa
Sangue cozido de cabrito
1 colher de sopa de banha
1 colher de sopa de azeite
Cominhos, sal e pimenta q.b.
Fatias de pão alentejano
Água q.b.
Rodelas de 2 laranjas 
2 colheres sopa de vinagre
Refoga-se a cebola e o alho picados nas gorduras (banha e azeite). Logo que começar a tomar cor, junte a polpa de tomate e mexa mais um pouco. Adicione os miúdos cortadinhos e pré temperados de véspera com louro e vinagre. Continua a refogar-se, deitando água aos poucos. 

Depois de bem refogado, adicionam-se o sangue bem esfarelado e a água necessária para a sopa. Tempera-se com sal, pimenta e cominhos a gosto (nos cominhos sou bem generosa).
Quando tudo estiver bem apurado e imediatamente antes de apagar deita-se o vinagre.

Serve-se a sopa bem quente, com finas fatias de pão alentejano e rodelas de laranja.

Beijinhos e uma feliz terça-feira!
9 thoughts on “Sopa de Miúdos de Cabrito à moda de Portalegre

  1. POis é, eu não sou de Portalegre, mas vivo´nesta linda cidade há 28 anos. As sopas de miudos são uma delícia!! Adoro!!! Aqui por casa também se fazem na época da Páscoa. O meu filho adora.
    bjs
    Zezinha

Deixe uma Resposta

