Pudinzinhos Caseiros de Caramelo

Nada como um pudim caseiro, verdade?
Estes de caramelo, são uns dos meus preferido…

140 g de açúcar, dividido (100 g para o caramelo, 40 para o creme de ovos)
Uma pitada de flor de sal
3/4 chávena de natas para bater
1/2 chávena de leite
4 gemas
1 colher de chá de extrato de baunilha

Leve uma panela com 100 g de açúcar e o sal, a lume médio. Umedeça o açúcar com apenas algumas gotas de água. Cozinhe o açúcar até que este comece a caramelizar e a ganhar cor. Retire do lume e adicione as natas e o leite, mexendo bem de forma a misturar todos os ingredientes (é natural que aqui o caramelo endureça).
Leve de novo ao lume continuando sempre a mexer até ficar homogéneo e o caramelo totalmente derretido. Retire e deixe arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 150°C.

Numa tigela misture bem as gemas, o restante açúcar e o extracto de baunilha. Envolva delicadamente no preparado de caramelo já arrefecido e por fim retire a espuma que se formou na superficie.
Encha pequenas forminhas com a mistura deste creme e coloque num tabuleiro do forno.
Encha-o com água a ferver, até atingir metade das forminhas. Cubra com papel de alumínio e fure com buracos.
Leve ao forno por 30 a 40 minutos.
Retire e deixe repousar por cerca de 10 minutos ainda cobertos.
Leve depois ao figorífico por 2 horas antes de servir.

Beijinhos e espero que gostem desta gulosa sugestão que vos deixo hoje!
30 thoughts on “Pudinzinhos Caseiros de Caramelo

  1. Que bom aspeto!!! Vou certamente adicionar à minha pasta de “receitas por fazer”.
    Só uma dúvida, sabe dizer-me o porquê das forminhas serem levadas ao forno num tabuleiro com água a ferver? (Eu ainda sou uma aprendiz e gostava muito que me pudesse ajudar a saber um pouco mais sobre a arte da culinária)
    Obrigada,
    That's a secret I'll never tell*

  2. Oh minha doce Mariana, qd vi a foto pensei que era chocolate! E disse Ai Jasus… Mas depois de ler bem a receita, voltei a ler o mesmo!!!
    Adoro este caramelo! E assim em pudim, tem que ser de comer e chorar por mais!!
    Tenho que fazer pros piquenos e ja estou a ouvir o meu menino a dizer que gosta deste camamelo!!!
    Uma deliciia!!!
    Beijinhos
    Mena.

Deixe uma Resposta

